Visual

  • #425978

    Essential networking events for publishers across Europe, Asia, Latin America, Africa, Middle East and North America. 

Maria A. Ressa

Maria A. Ressa

CEO e editora executiva, Rappler, Filipinas

Maria A. Ressa é CEO e editora executiva do Rappler, uma rede de notícias sociais que aborda notícias do coração e do cérebro, através de um navegador único baseado no humor. O Rappler combina o melhor jornalismo profissional com jornalismo cidadão e crowdsourcing.


Ressa é jornalista na Ásia há quase 30 anos, a maior parte da qual foi ocupada como chefe do escritório da BBC em Manila (1987-1995) e Jacarta (1995-2005). Ela foi a principal jornalista investigativa na CNN, focada no terrorismo no sudeste da Ásia, e escreveu "Sementes do Terror: uma testemunha ocular do mais novo centro de operações da Al-Qaeda no Sudeste Asiático" (Free Press, 2003)


Em 2005, assumiu o comando de Notícias e Atualidade da ABS-CBN, onde liderou a direção estratégica por seis anos e dirigiu mais de 1000 jornalistas para a maior operação de mídia interplataformas nas Filipinas. Seu trabalho visava redefinir o jornalismo combinando transmissões tradicionais, indústrias de mídia e tecnologia móvel para impulsionar mudanças sociais.
Ministrou cursos de Política e Imprensa no Sudeste Asiático para a sua alma mãe, a Universidade de Princeton e o Jornalismo de Televisão na Universidade das Filipinas. Ela trabalhou em seu segundo livro "De Bin Laden para o Facebook" como Autora Residente e Membro do Centro Internacional de Pesquisa sobre Violência Política e Terrorismo em Cingapura. Além disso, ela é professora convidada do Sudeste Asiático no CORE Lab da Escola de Pós-graduação Naval de Monterey, Califórnia.

 

Shariff